Como tirar a Carteira de Identidade em cricima

O que é a Carteira de Identidade

A Carteira de Identidade é o documento de identificação civil emitido para os cidadãos brasileiros. Também chamado de Registro Geral (RG), é o documento básico de identificação civil dos brasileiros natos e também dos brasileiros naturalizados. Note que o RG sera extinto, pois já está em vigor lei para implantação de um documento unificado de identificação pessoal nacional. O novo RG será chamado de Registro de Identidade Civil ou RIC.

continua após



Onde tirar a Carteira de Identidade (RG) em cricima?

O RG é um documento com emissão atribuída aos Estados (Lei 7116/83). Normalmente é expedido pela Secretaria de Segurança Pública, mas essa não é um regra absoluta. No Rio de Janeiro, por exemplo, o cidadão tira a carteira de identidade no Detran.

Antes de se dirigir para solicitar o serviço, o cidadão deverá buscar informações a respeito e, se necessário, fazer o agendamento. É comum o agendamento ser feito pela internet e também pelo telefone (normalmente com ligações gratuitas via 0800).

Quais documentos são necessários para tirar a Carteira de Identidade (RG)?

  • 02 (duas) Fotografias originais iguais e de frente, no tamanho 3×4, colorida ou preto e branco. Em alguns Estados não é necessário que o cidadão leve as fotografias, visto que as mesmas são tiradas no momento do atendimento.
  • Certidão de Nascimento (se solteiro) ou de Casamento
  • Documento atestando a separação para separados judicialmente e divorciados;
  • CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). É opcional, apenas se o interessado desejar que o número do CPF seja registrado no RG. Poderá ser apresentada declaração, extrato ou impresso emitido pela Receita Federal, desde que o CPF não esteja cancelado.
  • Carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional (OAB, CRM, CREA etc)
  • Passaporte, desde que contenha todos os dados necessários à qualificação do requerente, inclusive a filiação

Os menores de 16 anos deverão comparecer ao posto de identificação ou ao Poupatempo acompanhados do responsável legal e munidos dos documentos acima. É obrigatório que o responsável legal esteja portando documento de identificação original.

Geralmente o prazo de entrega é estipulado pela própria unidade no ato da solicitação.

Quando se pode tirar a Carteira de Identidade?

Não há idade mínima requerida, isto é, o interessado poderá solicitar a emissão do seu RG a qualquer tempo. No entanto, lembre-se que o RG é o documento básico de identificação do cidadão, de modo que ele é necessário para o interessado poder tirar outros documentos como CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), por exemplo.

Quanto custa tirar a Carteira de Identidade?

A primeira via é gratuita. Para solicitar a 2ª via, a regra é ser cobrada uma taxa pelo serviço definida pelos Estados.

Como tirar a segunda via da Carteira de Identidade (RG)?

O cidadão poderá solicitar junto ao posto de identificação a emissão da 2ª via da Carteira de Identidade nos seguintes casos:

  • Atualização da foto ou do nome do portador
  • Cédula danificada ou em mau estado
  • Perda
  • Extravio
  • Furto
  • Roubo

O que é o Documento Nacional de Identidade (DNI)?

O projeto DNI, que está em fase de teste aos cuidados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será um documento digital gerado por meio de aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets nas plataformas Android e iOS. Após se cadastrar no aplicativo, o cidadão deverá se dirigir a um posto de atendimento para validar o cadastro. O documento utilizará a base de dados do cadastro eleitoral e somente poderá ser utilizado por quem já fez o cadastramento biométrico (coleta de foto e das impressões digitais) na Justiça Eleitoral.

Dados atualizados em 22/11/2019, de acordo com o site Brasil.gov.br