Não basta existir, você tem que provar a sua existência para poder ter acesso aos direitos e exercer a sua cidadania. Direitos básicos como saúde, educação e outros, são retirados para quem não tem um documento que prove a cidadania, então hoje você vai aprender como tirar a certidão de nascimento.
Nest post você verá:
continua após
Como conseguir ajuda nos Centros de Assistencia Social (CRAS) de Santa Bárbara do Monte Verde
Como se inscrever no Cadastro Único em Santa Bárbara do Monte Verde
Como receber o Bolsa Família em Santa Bárbara do Monte Verde
Como tirar o Título de Eleitor em Santa Bárbara do Monte Verde
Como tirar a Carteira de Identidade (RG) em Santa Bárbara do Monte Verde
Como tirar a Carteira de Trabalho em Santa Bárbara do Monte Verde
Como conseguir Empregos no SINE em Santa Bárbara do Monte Verde
Primeiramente, tirar a certidão é super simples e você fará tudo no cartório. Você precisa fazer o registro civil de nascimento em um Cartório de Registro Civil de Santa Bárbara do Monte Verde. Ele é obrigatório para todas as pessoas e também é gratuito.
De acordo com TJDFT você pode registrar em até 15 dias, podendo ser ampliado em até 3 meses, para quem mora a mais de 30 quilômetros longe da sede do cartório. De acordo com a lei federal (Lei nº 9.534/97) todos nascidos em solo brasileiro têm o direito de ter a certidão de nascimento de forma gratuita.
Para fazer o registro, os pais devem levar os seguintes documentos essenciais:
Se os pais forem casados, não há necessidade dos dois comparecerem ao cartório, apenas mostre a certidão de casamento. Quando os pais não são casados, é necessário que os dois compareçam no cartório.
O registro deve ser feito onde a criança nasceu ou na residência dos responsáveis.
Se o pai da criança não quer comparecer no cartório, o TJDFT sugere não registrar a criança no nome do pai, somente o da mãe, e no cartório do registro, a mãe pode indicar os dados do pai para que o oficial do registro encaminhe ao juiz da Vara de Registros Públicos para fazer os procedimentos legais.
Para você conseguir tirar a 2ª via da sua certidão no Cartório de Santa Bárbara do Monte Verde, você se dirige até onde o documento foi registrado.
Se não sabe onde aconteceu o registro do nascimento, é possível entrar em contato com qualquer tabelião, fornecer as suas informações e pedir para fazer uma pesquisa.Após isso, é necessário comparecer presencialmente ao cartório do primeiro registro.
Você precisa levar o documento de identificação com foto, e pedir para o tabelião quais os documentos que precisa para tirar a 2ª via da certidão de nascimento.
Depois disso, você precisa preencher um formulário de solicitação com os seus dados e pagar a taxa de emissão, que varia de cada lugar, no próprio cartório – muitos cartórios não aceitam cartões, então o recomendável é sempre levar um dinheiro consigo.
De vez em quando você precisa usar a sua certidão de nascimento, como por exemplo, para se inscrever em uma faculdade ou quando um novo emprego exige isso, e é nessa hora que você vê que perdeu o documento ou que por causa do tempo está muito desgastado, e é possível tirar a 2ª via através do computador ou do seu celular.
No site do Registro Civil é possível solicitar a 2ª via da certidão de nascimento, de casamento e óbito, sem precisar se locomover da sua casa ou do seu trabalho. Você pode gerar a certidão em um arquivo em formato PDF, e é diretamente enviada através do seu e-mail inserido quando você solicitou uma certidão. Além disso, quando você receber o arquivo (que é enviado em até 5 dias úteis), tem que validar no site do registro civil.
Para validar precisa entrar no site registro civil, clicar em validar certidão digital, inserir o código hash localizado no final do documento e clicar no botão validar.
Vale ressaltar que a certidão digital não pode ser impressa em um papel comum, pois acaba perdendo a sua validade, já que as certidões físicas são impressas em papel moeda, também conhecido como papel de segurança.
Esse processo se chama materialização e deve ser pago diretamente no cartório. Para que você possa imprimir, precisa levar o documento ao cartório de registro civil, pois assim o cartório transforma o documento digital em um documento físico válido.
Entre no site do Registro Civil, em https://www.registrocivil.org.br/. Vão aparecer as opções certidão de nascimento, de casamento e de óbito, você clica na primeira opção.
A página pede para você colocar algumas informações, como em que Estado você mora, a cidade e o cartório responsável pela emissão da sua certidão de nascimento.
Na próxima etapa é preciso colocar o seu nome completo, o seu CPF, o nome do pai e da mãe nos campos “Filiação 1” e “Filiação 2” e a data do seu nascimento.
Ao clicar em avançar, você precisa colocar informações adicionais, como a folha, termo e livro. Se não tiver acesso ao documento original, dá para passar por essa etapa sem nenhuma inclusão clicando em Próximo.
No momento seguinte, você pode escolher receber por e-mail o arquivo digital ou pelo correio, de forma impressa. Depois clique em resumo para ver se todas as informações estão corretas. Marque a opção “Declaro que eu li e aceito os termos de uso” e confira os valores que serão cobrados para emitir a segunda via da certificação do nascimento.
Por fim, crie uma conta no site (caso não tenha). Basta clicar em “Não tem uma conta? Crie agora” e depois escolher a forma de pagamento.
O apostilamento é mais utilizado para quem vai viajar, está de mudança, entre outras questões. O apostilamento é a certificação de um determinado documento. Ele é feito para certidão de nascimento, de casamento ou de óbito, porém também é possível fazer o apostilamento de diversos documentos.
O processo pode ser feito em cartórios ou em tabelionatos de Santa Bárbara do Monte Verde.
Quando você dá a entrada para o processo do apostilamento, você terá acesso a duas vias documentais, sendo uma física e a outra sendo eletrônica.
As físicas serão entregues junto com o documento, e já a eletrônica é feita em um sistema próprio, a fim de controlar quais as apostilas emitidas têm em rede nacional. A apostila também tem em forma digital, basta você ler o QR Code que está na sua apostila física.
Como conseguir ajuda nos Centros de Assistencia Social (CRAS) de Santa Barbara do Monte Verde
Como se inscrever no Cadastro Único em Santa Barbara do Monte Verde
Como receber o Bolsa Família em Santa Barbara do Monte Verde
Como tirar o Título de Eleitor em Santa Barbara do Monte Verde
Como tirar a Carteira de Identidade (RG) em Santa Barbara do Monte Verde
Como tirar a Carteira de Trabalho em Santa Barbara do Monte Verde
Como conseguir Empregos no SINE em Santa Barbara do Monte Verde
Lista dos centros de assistência social do Brasil. Endereço, telefone e outras informações sobre os centros de assistência social, divididos por estado e cidade. Acolhimento social, programa de atenção a família, programa de atenção ao idoso, programas socioeducativos, bolsa família.
Lista dos postos do SINE do Brasil. Endereço, telefone e outras informações sobre os postos, divididos por estado e cidade. Nos postos do SINE você encontrará vagas de emprego e cursos de qualificação.